Nos ultimos 6 anos da minha vida,abdiquei de várias coisas na minha vida,em torno de um ideal.
Confesso que no começo de tudo o que busquei nesse novo padrão ou método de vida,era simplismente indicação médica,buscar em um esporte a tão falada endorfina(hormonio do prazer produzido com atividade fisica),para sair de uma depressão e ter uma vida mais saudável e menos sedentária.
Indicado e ajudado por um amigo,fui treinar Jiu Jitsu,esporte da moda na época!
No começo foi muito dificil pq não acreditava que aquilo fosse me ajudar,simplismente pagava uma coisa pra me cansar e apanhar rsss.
Nos primeiros meses era chato,quase morria nos aquecimentos,abdominais,flexões,rolamentos e depois ainda tinha os famosos "rolas".
Apanhava igual mulher de malandro,até do meu próprio amigo aquele que me indicou a treinar.Aos poucos fui gradativamente melhorando meu condicionamento fisico,e passei a perceber um controle maior das minhas ações perante os momentos de estress e depressão.
Comecei a me interessar mais pela "arte suave",ler,pesquisar,conhecer a história,de um esporte ou arte marcial que mudou a vida de muitas pessoas,e estava ali mudando a minha,sem que eu mesmo notasse.
O que dizer daquele ser marrento cheio de tatuagens,forte,e que gritava comigo constantemente,mal sabia eu o que esse cara se tornaria pra mim no futuro.
Pensava comigo:
"Porra esse cara acredita que eu posso fazer isso?Pq ele pega tanto no meu pé?
Acredito eu que depois de muitas conversas a beira do tatame,ele se identificou com a minha história,parecida com a dele,e viu em mim um cara que queria saber tanto no teórico quanto,no prático os movimentos daquela arte.
Quantas vezes ouvi de outros a seguinte frase:
_Vai treinar com fulano ou com ciclano,pois o cara que você está treinando é um mero faixa roxa e não vai te levar a lugar nenhum,mais eu não estava ali pra isso.
Depois já era tarde,e eu pensava em toda a moral que o cara depositava em mim,depois de anos sendo excluido pelas pessoas,pelo que fiz ou pelo que estava passando naquele momento,o cara me acolheu como mestre e pai,e eu pude ver toda a evolução dele também passando pelas faixas marron,e depois preta,que muitos criticavam e no seu primeiro campeonato com plena covicção,eu já sabia, e ele foi lá e conquistou o campeonato Paulista de Faixa Preta.
Minha própria mãe duvidava daquela minha empolgação inicial,as orelhas se deformando o que era aquilo?Passados 1 ano e 3 meses,a primeira recompensa,a faixa azul,e a primeira conquista de muitas que viriam,como Copa JB de Jiu Jitsu,Copa Ginastica & Cia de submission e tantas outras,costumo dizer que na faixa azul aprendi a essencia do Jiu Jitsu "lutar sempre",depois venho tentando adquirir a técnica rssss.
Comecei a trocar certas coisas pra treinar,deixei de beber,sair a noite,baladas,festas,aquele cara que tanto gostava da noite e suas atrações se transformava em um atleta?
_Não!Longe disso apenas comecei a descobrir outros prazeres,como,respeitar as pessoas,respeitar os mais velhos,ter disciplina,levar a saúde um pouco mais a sério,e ja dizia as celebres frases de mestre Hélio Gracie "Os males entram pela boca" ou "O Jiu Jitsu modifica qualquer um,o sujeito fica mais tolerante porque sabe que não apanha de ninguém",dizia ele no alto de seus 95 anos de vida,mais de 80 dedicados ao Jiu Jitsu.(descanse em paz grande mestre).Ou do mestre Carlson Gracie que dizia "Tu não sabes lutar em pé puxa pro chão e finaliza bixão".
Hoje em dia ouço celebres frases vindas de uma cabeça,que as vezes meia dura,sabe o que diz como:
_Ta cansado?Vai pra sua casa e descansa lá.
Ou mesmo depois de uma derrota ou de um treino ruim te senta no canto e diz.
_Eu acredito em você pois tudo o que você sabe,fui eu que te ensinei,e não seria meu braço direito se eu não acreditasse!É bom ter pessoas que acreditam na gente!
Com a profissionalização da arte marcial para esporte,começando devagarzinho acredito ser esse o caminho,a coisa ainda esta engatinhando,na Europa e Oriente Médio cresce como nunca,e vejo ai a possibilidade de um futuro melhor pra mim,seja aqui ou quem sabe lá!Alguns amigos ja foram,e estam tentando se virar.
A cada treino que passa ou a cada evolução vista a olhos nus,se encaminha o tão sonhado objeto de desejo de todo aquele que treina Jiu Jitsu.
Um ano,dois,três não sei isso quem vai dizer será o Sr,Sylvio Pedro,na hora certa ele saberá,treinando,tenho muito,aprendendo dando aulas muito também.
Ano que vem devo tentar alguma coisa a respeito de bolsa ou programa do governo pra uma faculdade de Educação Fisica que ajudaria muitooo,mes que vem devo começar um curso de Inglês,aos poucos começo a encontrar aquela luz no fim do tuneo,e acredito que apesar dos tropeços ou dias ruins eu to tentando e não paro.....
Então Gostaria de apresentar no video abaixo a arte que mudou,esse cara que hoje escreve,pois não fosse isso não sei nem se estaria aqui escrevendo.
BRAZILIAN JIU JITSU ou simplismente ARTE SUAVE.
The Game of Human Chess
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário