segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jiu Jitsu para viver

Os 84 brasileiros que residem e m Abu Dhabi para dar aulas nos colégios árabes não pensam em voltar mais para o Brasil.Um dos casos mais impressionantes é o de Orley de Oliveira mais conhecido como "Tartaruga".Aos 33 anos,o faixa preta de Jiu Jitsu desfila nos Emirados Árabes a bordo de um Ford Edge,carro que não custa menos que R$ 100 mil no Brasil.A atual situação financeira do professor,que trabalhava limpando o tatame da BTT para poder treinar e ter onde durmir,é um contraste muito grande se comparado ao que ele tem hoje em Abu Dhabi.
"No Brasil você fica numa correria louca procurando um lugar pra morar,o mercado da luta já está dificil"conta Orley,que chegou a morar nas academias em que treinava,trocando o valor da mensalidade pelo serviço de faxineiro."Eu morei muito tempo na academia do Bustamante,do Raff Giglio,no morro do Vidigal e depois morei um ano com a minha sogra em Copacabana.Passei mais de dez anos morando em academia no Rio.Eu faxinava em troca de treino",relembra.Em junho do ano passado,porém,a história do faixa preta começou a mudar assim que ele recebeu o convite para dar aulas às crianças de Abu Dhabi."Estamos fazendo um trabalho legal aqui nas escolas,estou amarradão.Trouxe minha família e no início a gente sentiu um pouco a temperatura,mas agora já está todo mundo adaptado a esse clima".
Tartaruga imagina uma situação bastante diferente caso não tivesse recebido o convite para trabalhar nos Emirados.Sem a oportunidade em Abu Dhabi,o faixa preta acredita que ainda estaria vivendo de favor na Cidade Maravilhosa.Carro de Luxo?Nem pensar."Se eu tivesse ficado no Brasil ia estar com a minha motinha,morando de favor com a sogra....Pagar aluguel na Zona Sul é caro,é complicado sustentar uma filha ea família",conta comemorando a boa fase."A expectativa é fazer um pé de meia para construir alguma coisa no Brasil no dia que eu quiser voltar.Mais eu me sinto bem aqui,o pessoal me trata bem.Cheguei com uma visão de trabalho e isso já mudou.Não basta trabalhar você tem que conquistar as pessoas e respeirtar a cultura.É llegal passar por isso,dá uma maturidade" explica revelando um bom entrosamento com o povo local.
"Às vezes eu estou andando na rua com minha filha e minha esposa e os caras passam e me comprimentam .....As pessoas tem a maior satisfação em falar com você,o que não é tanto da cultura deles.Eles gostam do nosso tratamento porque estamos sempre sorridentes,conversamos com todo mundo .....Os árabes gostam disso",conta Tartaruga que passa um sufoco na hora de se comunicar com os alunos e novos amigos árabes."A gente se complica um pouco mais vai se virando.A luta proporciona muito porque a gente faz um movimento e os garotos veem e não precisa falar muito,só observar a situação eles já entendem o que é pra ser feito",disse,revelando que o aprendizado da lingua nativa ajuda-e muito-na boa relação com os locais"A gente vai se esforçando falando um pouco de inglês e a lingua deles.Quando você fala o árabe eles valorizam bem mais ,diferente do Brasil,que as pessoas chegam falam inglês e a gente fica amarradão.
Aqui eles se sentem satisfeitos quando você fala o árabe,eles te tratem como se fosse irmão".

Matéria da Revista Tatame de Maio de 2010.



Vista da Cidade de Abu Dhabi-Emirados Árabes Unidos

sábado, 29 de maio de 2010

Ponte Aérea

Quando você chegar

Lembre que eu vivo no mesmo lugar

Você não sabe o quanto eu fiquei

Esperando você me ligar

Não sei falar francês

Mas já fiz tanta coisa pra te impressionar

Já fui bandido e já fui heroi

Viajei do asfalto até o mar

Quando você voltar

Me chame pra sair, pra me libertar

Sei que você pensa em me ver

Mas não tem coragem de falar

Errei, mais de uma vez

Mas quem vive essa vida com medo de errar

Quantas vezes eu te procurei

E encontrei alguém no meu lugar

Eu tenho tanto pra dizer

Pra quem não quer me escutar

Eu vou parar de me esconder

Eu vou viver

Quando você chegar

Eu quero o que não posso ter

Até já cansei de esperar

Vou cantar para o mundo ouvir

Não vou desistir

Quando você voltar.

“Eu vivo um sonho toda noite; eu vivo a noite todo dia.”



Texto:Esteban Tavares.

terça-feira, 25 de maio de 2010

The Dream

A cada dia de treino,um sonho,um objetivo,1 ano,2 anos,3 anos,não sei mais uma vez o tempo,ele é quem ira dizer.



Eu chego lá!

Segue em Frente

Já ouviu aquela frase,que em nossa vidas pessoas vão e vem,umas passam outras permanecem,que é o destino ou o dia a dia que a gente leva que faz com que isso aconteça?
_Errado,"tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas",trecho do Livro o Pequeno Príncipe,e é a mais pura verdade.Você tem o poder de fazer com que essas pessoas cheguem,aproximen-se,permaneçam ou vão embora de repente!
Infelizmente a vida não é como um aparelho de DVD ou Videocassete,que quando por um momento de distração ou quando vc se levanta e vai fazer outra coisa ao invés de se focar naquilo que está ali na sua frente naquele momento vai embora,a vida não tem um botão importante que se é encontrado nesses aparelhos que se chama << reverse,onde vc pode voltar atrás e conseguir concertar ou corrigir aquilo que passou ou que você perdeu.
Corrigir erros banais ou graves são tarefas dificeis,e não há botão << reverse pra voltar atrás e tentar fazer diferente.
Inevitavelmente você tem que passar por um processo que se chama recuperar a confiança,as vezes você consegue,as vezes não,isso depende muito do tamanho da "cagada" que você fez e também da pessoa em si que você magoou.Se ela estiver machucada ou "arisca",torna-se tarefa mais complicada,a coisa também não flui como mágica que em um estalar de dedos está tudo normal e você fingi nada ter acontecido.
Isso depende muito da sua atitude,e de mudanças bruscas que se tornem visíveis exteriormente,parar refletir,voltar-se para dentro de si e ver o que você está fazendo ou fez de "errado" e mudar,acho a mudança,reconhecer seu erro é extremamente importante e mudar de verdade,isso vai ser bom para você mesmo.Sei que mudanças não são faceis,é nescessário um conversar com si próprio e ver o que você nescessita para essa mudança:
_Mais calma,agir com menos impulsividade,nunca achar que você esta certo e pronto ser o dono da razão,esquecer que do outro lado também tem um coração e que tem sentimentos.Somos seres racíonais pensamos e temos atitudes impessadas,e essas atitudes as vezes machucam as pessoas que estão em nossa volta,e também a nós mesmos,se estamos cientes de que fizemos algo errado,vamos tentar corrigir,então enquanto não inventam o botão << reverse para vida,essas paradas para refletir,olhar pra dentro de si,e repensar a vida são fundamentais para nossa convivência com outras pessoas!
_Fiz uma dessas paradas,pensei,refleti,olhei para dentro de mim,e pude perceber que há nescessidade de mudança,não é facil e as vezes como já disse podem não ser imediatas da parte que te cerca,mais se a gente tenta, pelo menos já estamos em um caminho......
Escolhi uma música que diz um pouco disso,reconhecer o erro é fundamental,mudar a atitude tbm,e seguir em frente é nescessário......
E eu sigo....pois sei que se me deixar abater caio e a queda é feia......



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Deixa o Tempo-Lançamento-Revanche

Eles cantam o que eu vivo no momento!




Eu não volto mais pra casa
Não há ninguém a me esperar
Eu não vou ver o sol nascer
Pois tranquei minhas janelas
Pra não deixar a luz entrar

Eu canto as notas mais erradas
De refrões que eu nem sei cantar
Tentei chegar até você
Mas você não ouviu nada
Chegou a hora de acordar

Então deixa que o tempo vai cicatrizar
Ele te trouxe até aqui, mas pode te fazer mudar
Então deixa que o tempo vai, gravar a tua voz em mim
Pra que eu possa te ouvir, toda vez que eu precisar

Queria tanto estar em casa (teu silencio não traz paz)
Vendo mentiras pra televisão
Esperando alguém ligar
(Deixei meu radio em qualquer estação)

Então deixa que o tempo vai cicatrizar
Ele te trouxe até aqui, mas pode te fazer mudar
Então deixa que o tempo vai gravar a tua voz em mim
Pra que eu possa te ouvir, toda vez que precisar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A vida ensina

Nesses anos de vida aprendi que tudo na vida é aprendizado e que de tudo por pior que ele seja você pode tirar coisas boas,ou diria lições.
Ultimamente tenho tirado muito dessas lições no meu dia dia,convivendo com diferentes estilos e os mais variados tipos de pessoas.
Muitos dizem que a vida é uma escola e como na escola a gente aprende e vive a vida,e nela momentos e nesses momentos você pode,estar feliz,triste,cansado,disposto,alegre,apaixonado.
Mais a grande sacada e que tenho visto com esses meus dias vividos é que cada um tem seu jeito,sua maneira de pensar,seu modo de ver as coisas.E nem todos somos iguais,diria que como em um DNA cada um é de uma meneira é um ser pensante e que tem seus sonhos,frustrações,desejos,vontades.......
Bom a conclusão ao qual estou querendo chegar é que eu estou mudando,o mundo a minha volta esta fazendo com que eu me adpte ao cotidiano de cada um com quem eu convivo,e que o cara que escreve aqui hoje,não é o mesmo de ontem.
A vida tem me ensinado muitas coisas que antes eu não conseguia enxergar,e que em certos momentos é nescessário admitir que você estava errado em relação há algum pensamento ou opinião!
O mais importante disso tudo é saber admitir ou respeitar o outro e se errado estiver pedir perdão e reconhecer o erro,e que pra tocar a rosa é preciso passar pelos espinhos,mais quando se tem a rosa na mão o legal é admira-la sentir seu cheiro e saber cuidar!
Um novo cara tem nascido a cada dia com esses aprendizados,um cara mais ponderado,menos ansioso,que pensa antes de agir ou dizer algo,e que nunca vai deixar de ser o cara,romantico,amigo,antecioso e sonhador!

Tiago da Silva Pires em 20/05/2010.

"Amanhã posso ser outro,mais sempre pensando em frente"

terça-feira, 18 de maio de 2010

Os Gestos Falam por Si Só

Temos muitas maneiras de nos comunicar,a fala,a escrita e a que mais me intriga e me atrai os gestos.Gestos são movimentos que muitas vezes voluntarios ou involuntarios querem nos dizer algo.
Muitas vezes eu me pego fazendo isso,e cosequentemente as vezes não os percebo um sorriso,uma mão estendida para uma pessoa que nescessita se levantar ou apenas um apoio para quem nescessite disso naquele exato momento!
Tenho tbm os gestos involuntarios um sorriso que movimenta não sei quantos musculos da face,mais que faz bem para um musculo que sem o sorriso não seria o mesmo o "coração"penso que o sorriso seja o maior dos gestos que o ser humano pode transmitir a si próprio ou a outra pessoa.Mais ele tem que ser espontaneo,e o mais importante de tudo sobre o sorriso é a fascinante arte de se retirar um sorriso de outra pessoa,não tem preço,é de verdade a maior qualidade de um ser humano,nos dias corridos do mundo hoje saber sorrir é um dom,fazer o outro sorrir é uma arte.
E tu sabes que quando os olhos se cruzam e naquele exato momento o cérebro ativa varias reações no nosso corpo mais nada comparado,ao que duas pessoas que se olham e a reação é um sorriso,os pés parecem que saem do chão,mãos suadas sem o seu controle,ah e aquele musculo ja dito acelera e bate sem controle as vezes descompassado como se fosse um relógio que busca as ultimas cargas de sua bateria para continuar o seu Tic Tac!
Sorrir ultimamente tem se transformado muitas vezes em um ato as vezes falso,um sorriso sem graça,seguido de um "olá" ou um "oi",mais quando o sorriso é verdadeiro ele já não é mais amarelo ou de cabeça baixa sem que se possa olhar nos olhos e ativar todo aquele processo descrito,pois então pense quando sorrir,se ele é falso ou se você realmente queria sorrir naquele momento?
Você garota por varias vezes cruzando seu olhar com o meu,e o meu cruzando com o seu,despertou o meu sorriso que por um momento ou naquele dia triste não teria motivos para mostra-lo,mais como um mágico que intriga crianças e até adultos, arranca sorrisos ao final de sua mágica e nos faz pensar:
_Como ele fez isso?
E eu varias vezes me perguntei:
_Como ela faz isso?
Então,mesmo sem saber como eu sorria você o conseguia arrancar de mim.
Por dias esse sorriso esteve resguardado,amarelado ou as vezes um sorriso triste!
Mais como todo ser humano eu sigo,continuo a caminhada do dia a dia,sabendo que esse sorriso ta aqui guardado e com uma vontade enorme de olhar te nos olhos e não dizer nada apenas sorrir e ver o seu sorriso!
Garota é dificil admitir mais como diz por ai "Meu riso é mais feliz contigo"
E eu continuo e não paro......

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Coisas da Vida!!!


Amizade


As vezes é nescessário que certas coisas morram,pra novas coisas nascerem!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Pequenitude das coisas

Lembro de uma fixação latente por mãos. Talvez ela nem saiba que tem mãos ansiosas. Ela não quer saber de uma porção de coisas. Talvez saiba demais. Talvez eu a tenha deixado saber demais. De boca fechada, meus olhos gritam mais alto que o barulho da tevê que ilumina o quarto. Lembro de fechá-los por vontade própria, a fim de que ela não me visse despido de tudo que eu crio pra que ela não preste muita atenção em mim.

Distrações. Uma grande orquestra tocando uma pequena canção. Detalhes singelos que ganham proporções quase épicas. As mãos ansiosas. Lembro de jogar pedras naquela janela para, quem sabe, enxergar através das brechas algo que me mostre que eu não sou o único perdendo a razão aqui, nesse sofá. Sinto que somos como dois carrosséis que giram em sentidos opostos. Eu não quero saber o que acontece quando estamos de costas um para o outro.

Há pouco estávamos aqui, enxergando um ao outro de uma distância que pode ser medida com os dedos de uma mão. Em meu carpete, marcas de sapatos que viajaram o universo procurando sentir aquilo. E eu senti tudo aqui, quieto. Fechava os olhos sempre que sentia os meus pensamentos tentando saltar através das órbitas. Tive medo de vê-los derramados pelos lençóis, de vê-la olhando atônita para aquilo tudo, como se não fosse capaz de ouvir os meus olhos gritando.

Já tive sentimentos imensuráveis. Imensurável também era tudo que vinha agregado ao fato de sentir algo que não cabe no peito. A orquestra foi perdendo, aos poucos, seus membros mais importantes, até que o desfalque era tamanho que me feria os ouvidos. Uma desafinada sinfonia, sem melodia nem cadência, conduzida por um maestro que não está mais lá. Hoje minha filarmônica ensaia um movimento diferente, que eu tento chamar, mas não consigo, de distração. Uma grande orquestra tocando uma pequena canção.

E a música dela é nova, é rara, é curta, e quase nunca toca no meu gramofone. Mas é no mesmo tom da minha. Ela parece não saber que cada nota ficou na minha cabeça, como uma partitura escrita pelas paredes da minha casa. Ela parece não querer saber. Mas cá estou eu, sempre falando um pouco demais.

Porra, guria. Porra. Quem te escreveu assim?


Lucas Silveira (o mestre dos romances,o compositor!)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

6 meses passam rápido!

Pra quem achava que ainda não era hora ou que não estava preparado,ja se foram seis meses de faixa marron!
Como tempo passa,muita coisa mudou e está mudando,da insegurança de ser promovido a poder dar aulas todos os dias!Na verdade muitas vezes eu mesmo duvidei da minha capacidade ou do que eu poderia estar desenvolvendo um trabalho legal baseado em tudo aquilo que meu mestre me ensinou,chegando a receber elogios de muitos e de ser comparado ao próprio mestre!Ser discipulo de uma pessoa é uma coisa muito dificil,mais eu aprendi a lidar com isso conheço o mestre como pouco e vice e versa ele sabe quando algo esta errado comigo,e eu sei apenas com um olhar dele o que devo ou não fazer ou na hora da luta ou na hora da aula!Fidelidade é uma coisa que adquiri com ele fiz uma promessa de estar sempre ao seu lado,e acho que isso foi uma das coisas que deu a ele a confiança de me conceder tal cargo!Faixas azul,roxa,marron e se Deus quiser a "Preta"
das mãos do mesmo professor,poucos conseguiram isso e eu vou conseguir!
Lógico penso sim em voar mais alto,mais sempre levando uma bandeira de que fui e sou formado pelo faixa preta Sylvio Pedro "Sylvão"!
Outra coisa que tem me deixado feliz é o fato de sempre que alguem diz o "Zoio faixa marron" dizem o faixa marron do Sylvão o cara que ta sempre com ele do lado,tive a oportunidade de estar em Ribeirão em um campeonato e ser reconhecido por muitos caras feras ali como o "Zoio faixa marron do Sylvão" e em uma dessas conversas com diversos faixas pretas graduados e tarimbados,tive a oportunidade de estar com um idolo e poder ouvir algumas palavras de um cara que apesar de ser Campeão Paulista,Brasileiro e recentemente campeão Mundial Pro,ver um cara completamente acessivel simpatico e que me deu muitos conselhos!
Me emocionou demais e esse reconhecimento e os conselhos de atletas mais experientes que me motivam a treinar e a cada dia que passa poder pensar que "ela" esta mais perto "The Black Belt"!!!!




Ricardo "Demente" Abreu campeão Paulista,Brasileiro,Sul Americano e Mundial Pró
Exemplo de simplicidade e educação!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Coisas que ficam!!!!!

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
Albert Einstein

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sídrome de F5

Existe uma estrada sob os meus pés. Ela termina toda vez que chego em casa, tarde da noite. O que vejo após a derradeira parada, é o fim desse chão. Se eu prosseguir em minha caminhada, ignorando quaisquer placas de sinalização e advertências verbais de amigos, sou engolido por esse infinito precipício.

E eu não paro.

A queda, até o momento, não parece ruim, embora eu não negue que me incomoda não saber quando me chocarei com o chão. O ar, utilizei todo ele na tentativa de gritar. Ninguém ouve. Não daqui, onde estou. Eu poderia ficar sentado à borda desse penhasco, observando todos os que, caminhando ao meu lado, decidiram encerrar ali suas jornadas. Desobedeço… sempre. E, uma vez sem ar, resta a mim conferir se me calarei com o impacto ou por apneia. Ansiedade?

E eu não paro.

E quem tentou me seguir ficou pelo caminho, por medo de um ou outro precipício. “O que é que tem ali?”. Antes de me fazer essa pergunta, já me encontro lá.



Alguém me faz parar de apertar o F5. Alguém nada, Você.



Às vezes acho que me fizeram capaz de sentir demais. E emanar demais o que é sentido, inclusive quando não faz sentido. E isso assusta, afugenta, por chamar atenção demais. Meus pensamentos são como um farol que não consegue se esconder na praia deserta. Ele sempre estará lá, ao alcance dos teus olhos, te impedindo de naufragar em mim. E não há nada capaz de me apagar.

Só queria, por meia-hora que fosse, me ver diluído no horizonte de uma noite qualquer. Uma dessas em que tu vagas por aí sozinha, trocando pernas, balbuciando impropérios ao vento. E ter o que eu sinto invisível aos teus olhos. Por meia-hora que fosse, te fazer me querer sentir na meia-hora seguinte.

Essa intensidade indesejada de sentimentos atribui imenso valor até mesmo ao mais insuspeito dos teus sinais. E isso, às vezes, torna-se tão pesado a ponto me fazer preferir a sensação de ausência de peso inerente à queda à falsa-segurança da terra firme. Meus joelhos doem, guria, e é por essas e outras é que me atrai tanto o ensurdecedor silêncio do vento frio me cortando a pele. Pelo menos, enquanto caio, tenho certeza de que não me ouves.

Quase sempre eu penso que deveria parar de agir assim.

E eu não paro. Me para?

sábado, 1 de maio de 2010

Super Herói

A gente as vezes tenta mais não é facil






Não quero imitar
Deus ou coisa assim
Só quero encontrar
O que é melhor em mim
Ser mais do que alguém
Que sai num jornal
Mais do que um rosto num comercial
E não é fácil,
Viver Assim

Se eu quiser chorar
Não ter que fingir
Sei que posso errar
E é humano se ferir
Parece absurdo
Mas tente aceitar
Que os heróis também
Podem sangrar
Posso estar confuso
Mas vou me lembrar
Que os heróis também podem sonhar
E não é fácil
Viver assim

Seja como for agora eu sei
Que o meu papel
Não é ser herói no céu
É na terra que eu vou viver

Eu não sei voar
Isso é ilusão
Ninguém pode andar
Com os pés fora do chão
Sou só mais alguém querendo encontrar
A minha própria estrada pra trilhar
Apenas alguém, querendo encontrar
A minha própria forma de amar
de amar, de amar, de amar
Sou só mais alguém querendo encontrar
A minha própria estrada pra trilhar
Apenas alguém, querendo encontrar

E não é fácil.